Gatos em Casa

Diferente do cachorro, gatos tem muuuuita personalidade o que lembra muitas vezes o ser humano. No início pode ser um pouco complicado, pois humano e gato estão se conhecendo e o gato precisa sentir que você não irá fazer mal a ele. Gatos geralmente são desconfiados e não fazem amizades facilmente com estranhos. Mas não desista, prove seu amor e ele te retribuirá para o resto da vida.
A vantagem de ter gato é que não exige muito do seu tempo. Eles fazem as necessidades na caixa de areia sem problemas (as vezes nem precisa ensinar), se lavam sozinhos e não são de fazer bagunça quando não tem ninguém por perto. Também não exigem muito da sua atenção, para eles basta estar perto de você.

Meus bebês: A Lucy e o Natsu

A Casa de Quem Tem Gato

A casa de quem tem gato tem que se adaptar ao bichano. Retirar do caminho todas as coisas passíveis de quebra e deixar a disposição arranhadores e brinquedinhos. Isso faz com que o gato se distraia e não faça do seus móveis e objetos alvo de destruição.
A fase de filhote é a pior, eles querem morder arranhar e subir nas coisas (esteja preparado). Eles não param quietos um minuto e qualquer objeto poderá ser considerado brinquedo. Os cuidados são os mesmos de uma criança pequena: tirar tudo que não quer que quebre do alcance, entreter com brinquedos e dar muito carinho e atenção.
Veja algumas inspirações para decorar a sua casa pensando nos seus gatinhos.

dornob.com 

imwm.org 

jacksongalaxy.com

kittybloger.wordpress.com

mycatgoma.com 

mycatgoma.com 

petshops.about.com

revistacasaejardim.globo.com 

urbancatdesign.com


www.cat-world.com.au 

www.decodir.com

www.decogirlmontreal.com

www.hauspanther.com 

www.incrediblethings.com

www.taringa.net

www.tumblr.com 

pinterest.com 

www.pet-pad.com




Dicas para Cuidar do seu Gatinho:

Água e Comida

Alguns gatos não gostam de tomar água em alguns tipos de potes, por motivos que desconheço. Fique atento, pois essa é uma atitude comum. Gatos que não tomam água o suficiente podem ter problemas no trato urinário, entre outros. Um pote de boca mais larga, ou uma fonte (própria para gatos) pode ser a solução.

tudosobregatos.com.br
www.drsfostersmith.com














Não compensa comprar comida de baixa qualidade, principalmente na fase de crescimento. Ração muito "barata" faz com que as fezes tenham um cheiro muito ruim e fezes de gato já cheira ruim de natureza. Ração Premium é mais cara, mas tem além dos nutrientes básicos (que toda ração tem) nutrientes extras e outros benefícios para cada tipo de gato. Se não puder pagar por uma ração dessa qualidade, tente comprá-la de vez em quando, ou misture/alterne com a que você costuma dar.

Arranhar e Brincar

Independente da idade, gatos precisam arranhar para gastar as unhas. Se não quiser que eles detonem seus móveis compre um arranhador. Não compre um muito pequeno, pois quando eles crescem fica difícil de usar. Caso eles arranhem o que não deve, coloque o arranhador próximo do local indevido e mostre para eles onde devem arranhar. Entre o móvel e o arranhador (na maioria dos casos) eles irão preferir o arranhador. O meu arranhador ficou pequeno e toda vez que eles iam usar, o arranhador tombava. Por isso eles começaram a arranhar o meu sofá. A minha gambiarra foi colocar o arranhador embaixo de uma banqueta até poder comprar um maior. Funcionou!

O problema que agora ele ficou muito pequeno e eles tem que deitar para arranhar.

Se for deixar o gato um período sozinho, certifique-se que ele terá brinquedos para se distrair. Cada gato tem a sua preferência, com o tempo você descobre. Os meus se divertem mais com uma cordinha comum e um dadinho (desse de jogo) do que os brinquedos de gato que comprei (pior que comprei vários). Outra coisa, não deixe seu gato muito tempo sozinho, pois eles precisam de companhia humana para se sentirem bem. Eles também adoram "toquinha" (um lugarzinho para se esconder) vale qualquer cantinho. Se quiser fazer um utilize uma caixa de papelão e para não ficar feio encape com papel de presente ou pinte.

sogatasegatinhos.blogspot.com

O Natsu e a sua caixinha para brincar de esconde-esconde

Amor e Carinho

Muitas pessoas dizem que não gostam de gato, pois são ariscos. A questão é que gato não é brinquedo, então ele não vai brincar se não quiser e se você força-lo poderá se dar mal. Gatos demonstram seu carinho e brincam com você com brincadeiras de caça (agarrar e dar mordidinhas). É o instinto falando através das brincadeiras, principalmente entre filhotes. Se deixá-los fazer isso com sua mão, com certeza sairá machucado, pois filhotes não sabem controlar a retração das garras e a força dos dentes. Quando adulto o problema das garras se resolve (pois o gato já aprendeu a controlá-las), mas as mordidinhas continuam fortes demais para a nossa pele desprotegida. Não brigue com ele por isso, se não quiser se machucar dessa forma, brinque com ele apenas com os brinquedos ou use uma luva bem grossa. Uma das provas que o gato está satisfeito com você ou com que você está fazendo por ele é o ronronar. Muito se diz do seu significado, mas na maioria dos casos (entre os meus gatos, pelo menos) significa satisfação e agradecimento.

Lucy e Natsu dormindo juntinhos.

Disciplina

Disciplinar um gato é um pouco mais difícil que um cachorro (na minha opinião). Para que eles possam entender que fizeram alguma coisa errada sempre diga a mesma coisa (a palavra "não", por exemplo), faça o mesmo gesto e ignore-os. Eles odeiam ser ignorados. Eles irão relacionar essa atitude em conjunto com a palavra com uma coisa ruim e não vão mais fazer. Alguns são mais teimoso que outros, mas no geral funciona. Se não funcionar experimente borrifar água, alguns odeiam se molhar enquanto outros nem ligam, mas não custa tentar. Para não arranhar lugares indevidos, há no mercado um produto "repelente", que faz com que o gato não arranhe o local onde foi borrifado (não deu muito certo no meu caso).


Cuide bem do seu gatinho e terá um companheiro para toda a vida.
Bjs

Share this: