Apartamentos Famosos - Bonequinha de Luxo

O filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's no original) foi lançado em 1961 e até hoje é considerado um marco na história do cinema. Estrelado pela atriz belga Audrey Hepburn (1929-1993), este filme é considerado por muitos um símbolo de audácia, já que nessa época a sociedade era muito conservadora, e feminismo.

www.classicsavers.com


A personagem principal é Holly Golightly, uma acompanhante de luxo (nome bonito para prostituta de luxo) que sonha em se casar com um homem rico mas acaba se apaixonando por um escritor pobre. Além disso ela está sendo investigada pela polícia pois é amante de um poderoso mafioso que esta na cadeia. Uma proposta de casamento feita por um estrangeiro (um brasileiro inclusive) rico abala a vida de Holly. É neste conflito entre razão e emoção que a personagem terá que decidir o que fazer.
Seu apartamento é pequeno e prático para quem mora sozinha. A falta de dinheiro da personagem faz com que alguns cômodos fiquem quase vazios. Ao longo do filme ela faz um "upgrade" no seu apartamento, tornando essa questão mais visível.

martinka768.pinger.pl 

Sala

Seu sofá é uma banheira cortada e a mesa de centro é um caixote. A mesa lateral é uma mala, onde dentre outros objetos ela guarda o telefone. A sala apesar de ampla não possui muitos móveis e os poucos existentes estão quase vazios.

hookedonhouses.net

hookedonhouses.net

hookedonhouses.net

Após o "upgrade" a sala ganha móveis sofisticados, luxuosos e até um pouco exagerado. Esta ênfase foi proposital afim de destacar o novo poder aquisitivo da personagem.

www.michaelpenneystyle.com
7thhouseontheleft.com

Cozinha

Pequena e básica só tem o essencial. Por se localizar bem no centro do apartamento, fica fácil o acesso tanto do quarto quanto da cozinha. Veja como o branco na cozinha nunca sai de moda. Uma divisória em madeira cria uma porta para quem vem do quarto e esconde a geladeira de quem está na sala.


hookedonhouses.net

hookedonhouses.net


Quarto e Banheiro

É no quarto que entendemos o motivo do resto do apartamento estar quase vazio. A quantidade de roupas, maquiagens e perfumes é impressionante. Tanto que na penteadeira (feita de caixote) não cabe nem uma escova de cabelo.
O pouco que se vê do banheiro percebe-se que não tem nada demais.


lacoquettedelamode.wordpress.com

thhouseontheleft.com

4.bp.blogspot.com

hookedonhouses.net 


Desde a época deste filme vimos que a proposta de reutilização (a banheira e os caixotes) eram uma realidade, talvez pouco utilizada ainda. Hoje se tornou uma prática mais comum e até moderna. Quem aí não quer aquele sofá??? Eu quero!!
Bjs

Share this: