5 Dicas para organizar o guarda roupa

Quem nunca se desesperou quando abriu o guarda roupa e tudo despencou? Pois é, isso acontece muito e é mais comum do que parece. Na correria do dia a dia não dá tempo de ficar guardando tudo certinho, contribuindo para a desordem. Roupa usada junto com a roupa limpa, roupa amassada, roupa esquecida no fundo do armário faz parte da rotina de quem não consegue domar a bagunça.
Para ajudar a arrumar e a manter organizado o guarda roupa, aqui vão algumas dicas.

www.missmanostyle.com.br 

1 - Selecione as peças

Retire por partes as roupas do guarda roupa e classifique da seguinte forma: Usadas Diariamente, Usadas Ocasionalmente (buquines, saída de banho, vestidos de festa, casacos pesados etc) e Não Usadas Há Mais de 1 Ano (Isso vale para os sapatos, bolsas e demais acessórios). As não usadas há mais de 1 ano devem ser separadas para doação, liberando espaço para roupas novas. As roupas devem se adaptar ao espaço disponível e não o contrário.
Para ajudar nessa classificação, experimente as roupas em que estiver com dúvidas e mande para a costureira as peças que necessitam de pequenos reparos. Mesmo que a peça lhe caia bem, questione-se se realmente irá usá-la.


vintageinspiredclothing.net


2 - Defina um Padrão de Classificação

Defina o padrão de classificação que lhe for melhor e que lhe ajudará no dia a dia, por exemplo: por cor, por estação, por tipo de roupa etc. Lembre-se de priorizar a praticidade principalmente das roupas usadas diariamente. Se você mora em um local muito quente, não convém colocar um casaco junto com uma blusinha de alça só por ser da mesma cor. Procure fazer uma subclassificação, por exemplo, separe por tipo e dentro dessa classificação por cor.

mulher.net
www.elliottspourhouse.com

tatertotsandjello.com



3 - Aproveite os Espaços

Aproveite o vazio das malas de viagens para guardar as roupas usadas ocasionalmente, deixando o resto do guarda roupa para as roupas usadas com frequência. Caixas organizadoras e ganchos pode ser utilizadas para armazenar itens menores como lenço, cachecóis e demais acessórios. Roupas volumosas podem ser guardadas em sacos a vácuo, economizando espaço.

followpics.com
www.shelterness.com

www.lojaoz.com.br 

4 - Dobrar ou Pendurar

A regra é simples, se amassa vai para o cabide. Esteticamente falando, fica melhor padronizar os modelos de cabide pois passa a ideia de organização. Padronize por cor ou material, mas lembre-se que cada roupa necessita de um tipo específico, vá renovando os aos poucos. Procure não colocar mais de 3 peças por cabide, mais que isso pode amassar as roupas.
As malhas de algodão, regatas, shorts, bermudas, roupas de lã e linho podem ser armazenadas dobradas em gavetas ou prateleiras. Cuidado, roupas de lã se penduradas podem deformar.
As roupas íntimas devem ficar em gavetas e para ajudar a manter a organização utilize divisórias.

www.cleanandscentsible.com

www.babble.com

www.cbc.ca 

5 - Sapatos e Bolsas

Nunca os sapatos devem ser guardados junto com as roupas. Os sapatos devem ser guardados de preferência em caixas no qual permite a sua fácil identificação, seja por etiqueta de descrição, foto ou abertura na caixa. Se não houver espaço para as caixas, sapateiras de plástico ou sacos de TNT resolvem o problema, além disso nunca guarde os sapatos sujos, após o uso limpe-os e deixe arejando por algum tempo. Para não deformar as botas de cano alto, coloque dentro delas garrafas pet ou qualquer outro enchimento, o mesmo vale para as bolsas, que devem ser guardadas com enchimento em prateleiras ou penduradas por ordem de cor e tamanho.

www.shelterness.com
www.amazon.com


www.bloggang.com

unender.com.br 
unender.com.br 

Dica Final

Para não perder tempo escolhendo a roupa, que tal montar um mural com fotos de vários looks montados com as suas roupas, assim basta escolher uma foto e compor o visual.

www.babble.com

Espero que tenham gostado das dicas.

Bjs

Share this: